Ao contrário do que dizem por aí, o bom líder não é o que faz produzir mais
No meio corporativo tudo é feito para que a produtividade aumente e o custo diminua. Inclusive são usados termos que produzam sensação de bem estar aos trabalhadores para que estes produzam mais. Por exemplo, há uns 10 ou 15 anos começaram a trocar a palavra funcionário ou empregado para colaborador. É muito mais satisfatório aos ouvidos dos trabalhadores se sentir um colaborador do que se sentir um funcionário ou um empregado, não é mesmo?
Da mesma maneira trocaram o chefe pelo líder. E até fizeram um bom trabalho pois há características que diferenciam os dois. O chefe normalmente é aquele que manda e cobra, sem se preocupar com as pessoas. O líder é, ou deveria ser, aquele que lidera as decisões, a execução e acompanha os resultados, estimulando e/ou corrigindo os rumos.
Infelizmente com o tempo esse líder servidor vem perdendo terreno para aquele que se diz lider mas apenas preocupa-se com seu cargo ou com sua própria ascensão dentro da empresa ou instituição. É o falso líder, aquele que finge liderar, finge cuidar, finge estar disponível mas, na verdade, apenas esconde seus liderados para que esses não brilhem e não tenham chance de evoluir em suas carreiras.
Tanto na iniciativa privada como no serviço público estamos cheios desses fake lideres. Esse tipo de liderança é perversa para os liderados e também para a empresa/instituição. Ele provoca desmotivação, baixa produtividade e até mesmo problemas emocionais na equipe que lidera. É fundamental que a alta direção perceba essa presença e perceba também que hora de trocar.
O líder deve ser aquele que percebe os seus liderados, que se coloca a disposição, que subverte até algumas questões para que o liderado se sinta melhor. O líder é aquele que "perde" tempo ouvindo a equipe, aceitando sugestões, propondo mudanças e não impondo suas verdades à equipe. A produtividade virá como consequência.
O verdadeiro líder não teme a ascensão dos liderados. Essa ascensão é consequência de seu sucesso como líder. A cada liderado que é promovido ou mesmo que galga uma nova posição em outra empresa, é uma estrela que o líder pode colocar no peito pois isso também é fruto, além do esforço do promovido, do trabalho de liderança bem desenvolvido. O líder não teme perder o cargo para novos líderes. O líder forma novos líderes.
Se você conhece algum líder com cara de chefe, encaminhe esse texto para ele. Ainda há tempo de parar de pensar apenas na própria carreira ou na própria gestão e ser um lider servidor que será respeitado por todos os liderados e estará mais próximo de crescer ainda mais na carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário